Todo mundo que pratica atividade física com regularidade luta para ver tamanho esforço se refletir no espelho. Para o personal trainer Tarcísio Maia, diretor operacional da One Care, quanto mais personalizado for o treinamento melhor será o resultado.

Especializado em treinamento de força e reabilitação de lesões, Tarcisio explica o que mudou em sua própria rotina após realizar os laudos de perfil genético BioDiet e BioSport. “Descobri que sou intolerante à lactose, com isso, precisei mudar minha alimentação. Quanto ao treinamento, o BioSport constatou o que já suspeitava, tenho um acúmulo de lactato aumentado, além de uma dificuldade na remoção do mesmo. Por isso, alterei a divisão dos meus treinamentos. Por exemplo, quando fazia um treino mais aeróbio (jiu-jitsu), transpirava muito e sentia a perda de performance. Agora coloco um intratreino e estou procurando me hidratar melhor também”.

O personal ressalta ainda a importância de conhecer seu perfil genético e otimizar os treinos e, consequentemente, os resultados. “Ter uma espécie de raio-x genético de cada um significa ter precisão na hora de montar um planejamento e prescrever o treino individual. Com os laudos sabemos qual tipo de treino é mais indicado para cada cliente. Sabemos quem teria maior propensão a lesão, quem teria que ter um maior tempo de recuperação, ou seja, tornaria o trabalho muito mais preciso, seguro e com uma resposta muito mais imediata”, destaca Tarcísio.

Para o professor, todos que buscam bem-estar, saúde, envelhecer com qualidade deveriam realizar os perfis genéticos. “ Os laudos irão ajudar muito nas rotinas de treinamento e de alimentação. Envelhecer bem hoje em dia é questão de escolha, basta querer. Informação e recursos já existem aos milhares”