O câncer colorretal é uma doença maligna comum em todo o mundo. Já ficou estabelecido na literatura científica que o gênero das bactérias Fusobacterium tem um papel importante no desenvolvimento do câncer colorretal.

Dentre todas as espécies deste gênero, Fusobacterium nucleatum é a mais estudada para esta associação, pois ela promove a carcinogênese por diversos mecanismos, como o aumento do número de células tumorais, induz a resistência aos medicamentos utilizados no combate ao câncer, protegendo o tumor contra o ataque das células imunes. Esta espécie de bactérias é encontrada em metástases hepáticas de tumores primários.

Em um estudo recente, realizado por Bi et al. (2022), diversas espécies foram encontradas na microbiota intestinal de indivíduos com e sem o diagnóstico de câncer colorretal. Mas o gênero Fusobacterium se mostra muito mais abundante no tecido tumoral, do que na mucosa sem o tumor. Também foi observado maior abundância em tumores de alta instabilidade de microssatélites (MSI-H) do que em tumores estáveis.

Neste estudo, conseguiram agrupar as espécies encontradas em nove linhagens diferentes, sendo que as espécies presentes na linhagem L1, que inclui F. nucleatum, F. periodonticum e F. pseudoperiodonticum estiveram mais relacionadas com o a predição de câncer colorretal. E a linhagem L5, que inclui F. varium e F. ulcerans se associou com a invasão linfovascular.

Sendo assim, as linhagens L1 e L5 de Fusobacterium foram consideradas como biomarcadores ou alvos para o câncer colorretal.

Compreender a composição do microbioma intestinal em nível de espécies bacterianas é fundamental para fornecer alvo preciso e um possível diagnóstico precoce, assim como um tratamento adequado para o câncer colorretal.

REFERÊNCIAS

BI, Dexi; ZHU, Yin; GAO, Yaohui; LI, Hao; ZHU, Xingchen; WEI, Rong; XIE, Ruting; CAI, Chunmiao; WEI, Qing; QIN, Huanlong. Profiling Fusobacterium infection at high taxonomic resolution reveals lineage-specific correlations in colorectal cancer. Nature Communications, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 1-12, 9 jun. 2022. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/s41467-022-30957-6.