No dia 25 de abril de 1953, foi publicado na revista científica Nature, o artigo intitulado “Molecular Structure of Nucleic Acids: a structure for deoxyribose nucleic acid” de J.D. Watson e F.H.C.Crick, dois pesquisadores de Cambridge, onde eles discordaram de estudos anteriores, e propunham a estrutura de dupla hélice para o ácido desoxiribonucleico (DNA). 

A partir dos experimentos realizados por Rosalind Franklin e Raymond Gosling, que utilizaram a técnica de difração de raios X, para obter as imagens (Figura 1) da estrutura do DNA, Watson e Crick propuseram o esboço, desenhado (Figura 2), da dupla hélice e, realizaram a proposta do posicionamento dos compostos químicos dentro e fora da estrutura, como conhecemos hoje. 

Figura 1: Imagem pioneira da molécula de DNA, por difração de raios X, que inspirou Watson e Crick.

A close up of a person

Description automatically generated with low confidence

Fonte da Imagem: Marcolin (2014).

Figura 2: Esboço realizado por Watson e Crick propondo a dupla hélice da molécula de DNA.

Diagram, engineering drawing

Description automatically generated

Fonte da Imagem: Watson; Crick (1953).

O impacto causado por estas descobertas, ocorre até os dias atuais devido ao continuum de evolução do conhecimento científico que atinge diretamente as ciências da saúde, agricultura, criminologia, dentre outras. 

Num acelerar de tecnologias aplicadas para desvendar o misterioso código genético, surgiu o Projeto Genoma Humano, um consórcio internacional que permitiu o entendimento detalhado da organização do genoma humano, que teve por objetivo elucidar a sequência de nucleotídeos do DNA humano. 

Com o surgimento das tecnologias de sequenciamento de nova geração (NGS), o DNA pôde ser analisado com maior velocidade, e o estudo de genes específicos relacionados a diferentes doenças ou características de interesse se tornou possível e acessível. Com isso, houve a melhoria no diagnóstico, prognóstico e direcionamento do tratamento dos pacientes; diagnósticos pré-natal; aconselhamento genético; diagnóstico precoce de doenças como câncer; melhor entendimento sobre doenças complexas, como Alzheimer e autismo; e o tratamento para redução do risco de doenças. 

Para nós da Biogenetika, a ciência e o DNA são o nosso dia a dia. Acreditamos que o futuro será cada vez mais fantástico, com a evolução do entendimento sobre o material genético para o planejamento da longevidade, cuidado integral da saúde e uma melhor qualidade de vida. Por isso, hoje, comemoramos com toda sociedade científica, os 70 anos do descobrimento da dupla hélice.

REFERÊNCIAS

COMINETTI, C.; ROGERO, M.M.; HORST, M.A. Genômica Nutricional: dos fundamentos à nutrição molecular. Barueri, SP: Manole, 2017.

FRANKLIN, R., GOSLING, R. Evidence for 2-Chain Helix in Crystalline Structure of Sodium Deoxyribonucleate. Nature 172, 156–157 (1953). https://doi.org/10.1038/172156a0 

MARCOLIN, N. A matéria desvendada. Pesquisa FAPESP 218, 102-103 (2014). https://revistapesquisa.fapesp.br/materia-desvendada/ 
 WATSON, J., CRICK, F. Molecular Structure of Nucleic Acids: A Structure for Deoxyribose Nucleic Acid. Nature 171, 737–738 (1953). https://doi.org/10.1038/171737a0