Nos últimos anos, muito tem se falado sobre flora intestinal, termo que hoje está sendo substituído por microbiota intestinal e que se refere aos microrganismos (bactérias, vírus e fungos) que habitam o nosso trato gastrointestinal. Um novo conceito surge com o termo Microbioma intestinal, que é o conjunto de genomas de todos os microrganismos presentes no nossos intestino.

O que é Microbioma?

Para entendermos mais sobre o Microbioma é preciso lembrar que o nosso corpo possui muitos microorganismos. Na verdade, temos mais bactérias do que células no nosso organismo. Setenta por cento desses microorgansimos ficam localizados no intestino e são compostos principalmente por bactérias, mas também por vírus e fungos, que estão espalhados por todo o trato gastrointestinal, e que ficam mais concretados na última parte do intestino (no intestino grosso). Essas bactérias possuem funções muito importantes para a saúde, pois auxiliam na digestão de alimentos, na própria absorção de alguns nutrientes, na metabolização de medicamentos, modulação do sistema imunológico, prevenção de doenças, produção de hormônios, entre outras. As bactérias ainda nos ajudam na produção dos ácidos graxos de cadeia curta, que são indispensáveis para a nossa vida e não conseguimos adquirir na alimentação se não for através do consumo de fibras, que são digeridas e fermentadas pelas bactérias do intestino.

O que você saberá através da análise do Microbioma?

Através da análise do microbioma da Biogenetika, o Trigger, é possível saber a composição exata de microrganismos presentes no intestino através de uma amostra de fezes e análise do perfil genético. Este conhecimento é uma importante ferramenta para delinear melhor uma dieta adequada, suplementação de ativos, de fibras pré bióticas e de cepas pró bióticas específicas, para prevenir doenças e equilibrar o organismo, servindo como um grande aliado para auxiliar na saúde de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo.

Um dos grandes diferenciais é que a análise de microbioma da BGK é feita através da tecnologia de sequenciamento (NGS) por Shotgun, sendo no momento atual a única empresa a usar esse sistema no Brasil.

Umas das primeiras informações indicadas no resultado do Microbioma da BGK é a Taxa de Diversidade, sendo que, quanto maior a diversidade melhor para a saúde (ou seja, ter muitos tipos de microrganismos diferentes sempre será melhor).

Através da tecnologia utilizada pela Biogenetika é possível sequenciar o genoma de todos os microrganismos presentes na amostra analisada, identificando a abundância (quantidade indicada em percentual) de filos, gêneros e espécies, inclusive tipos específicos de cepas de cada bactéria. Todas essas informações exatas, individualizadas e precisas dos microrganismos que temos em nosso intestino, com a indicação da abundância de cada um deles, auxilia a indicação de uma abordagem e uma modulação dessa microbiota intestinal muito mais assertiva.

No resultado do exame, além da enumeração dos microrganismos encontrados, também é feita uma descrição de cada uma das principais bactérias achadas, indicando se estão em abundância normal, aumentada ou diminuída. Essas mesmas espécies mais presentes são correlacionadas com doenças, indicando se podem aumentar ou diminuir risco de algumas delas, conforme o que já foi descrito na literatura científica já publicada.

Outro grande diferencial, que também é indicado no resultado da análise do Microbioma da BGK é que, dependendo das bactérias que cada organismo possui, em abundâncias aumentas ou diminuídas, alguns alimentos passam a ser mais indicados do que outros para buscar o equilíbrio desse microbioma. Então, podemos ter bactérias que são positivas para a saúde, mas que estando em abundância baixa no microbioma precisam ser aumentadas. Temos bactérias que são negativas para a saúde apenas quando em quantidade maior a desejada, assim como podemos ter abundância aumentada de algumas bactérias que seriam positivas para saúde, mas que nesse nível também não são interessantes.

O resultado indica também se foram identificados ou não Lactobacillus e Bifidumbacterium. Caso tenham sido identificados, quais as cepas e as abundâncias de cada um.

Então, todos esses resultados das bactérias presentes e a abundância de cada uma delas aparecem no laudo da BGK de forma completa. Com descrição dos filos, gêneros e espécies de cada uma e qual a influência delas para a saúde (positiva ou negativa), como já foi mencionado. Juntando toda essa informação é elaborada uma estratégia individualizada de cada exame, pensando no que deverá ser prescrito e contraindicado na alimentação e suplementação: alimentos, tipos de dieta, suplementos, fibras pré bióticas e cepas de pró bióticos específicos (indicados e contraindicados) em cada caso. Essas estratégias de alimentação e suplementação específicas poderão ser colocadas em prática por pelo menos 6 meses, com a certeza de que haverá uma melhora no tão desejado equilíbrio do microbioma intestinal.

Abaixo, os destaques da análise de Microbioma da Biogenetika:

  • Taxa de diversidade;
  • Filos;
  • Gêneros;
  • Espécies;
  • Lactobacillus e Bifidumbacterium;
  • Associação das bactérias encontradas com doenças já descritas na literatura;
  • Alimentos, suplementos e cepas probióticas favoráveis;
  • Alimentos, suplementos e cepas probióticas desfavoráveis;

Julieta C. Ferreyra Ritta


Mestre em Ciências dos Alimentos, Nutricionista Clínica Funcional, Especialista em Saúde Quântica e Terapeuta Holística.