Dicas para manter a alimentação saudável nas Festas de Final de Ano
BioDiet, BioSport, Inner Care, Map, Shape
0
Com o final de ano chegando, as comemorações e encontros se multiplicam! Confraternizações de trabalho, academia, amigos, escola dos filhos, além do Natal em família e Ano Novo!
Sim, os encontros acontecerão com maior frequência, mas não é por isso que você vai deixar de lado tudo o que construiu de autocuidado ao longo do ano. Mantenha seus objetivos pessoais em mente e continue sua rotina alimentar e de exercícios físicos durante esta época do ano.
Preparamos 10 dicas para te ajudar nestes dias:
- Coma normalmente nos dias de festa. Faça todas as refeições do dia de forma equilibrada e reduza levemente as quantidades. Não fique sem comer, aguardando pela refeição especial, pelo contrário, mantenha-se bem e sem fome ao longo do dia para que você chegue à refeição comemorativa de forma controlada. Assim, vai conseguir escolher bem o que vai comer.
- Mantenha sua rotina de exercícios. Você não precisa compensar nos exercícios, mas mantenha-se ativo. Continue sua progressão de carga e velocidade nos treinos. Não pule os horários de treino, reorganize a agenda para que eles possam ser realizados normalmente. Mantenha o dia a dia ativo, subindo escadas e caminhando sempre que possível ou até usando a bicicleta ao invés do carro para as saídas do dia a dia.
- Opte por lugares que tenham alimentos saudáveis. Se você puder escolher o lugar da confraternização, opte por realizar o encontro dos amigos em lugares que ofereçam opções de alimentos saudáveis, com legumes e saladas deliciosas, assim você faz uma combinação mais leve e saborosa.
- Planeje as Ceias com antecedência. Escolha receitas saborosas e leves para inovar nas Ceias entre família e amigos. Saladas criativas, com frutas naturais e sementes tostadas são total sucesso, pois combinam frescor e crocância, além de serem opções sem moderação. Opte por molhos de saladas leves, com iogurtes ou apenas limão ou vinagres. Acompanhamentos de vegetais assados combinam com as carnes escolhidas para estes momentos.
- Divirta-se muito. O foco das reuniões entre as pessoas queridas pode ser a companhia e o compartilhar de bons momentos. Converse, troque presentes, ouça música agradável, aprecie o ambiente e os momentos compartilhados. A alimentação é apenas uma parte destas reuniões, e não precisa ser o único foco.
- Aprecie com moderação os alimentos mais calóricos. Você não precisa de privar da sua comida ou sobremesa preferida. Escolha o melhor dia e momento para comê-la, e opte pela menor porção.
- Não leve as sobras para casa. Evite continuar comendo os alimentos de festa no dia seguinte. Delicie-se com o momento compartilhado, mas não leve para casa as sobras. Se a festa for em sua casa, devolva os pratos que foram trazidos e combine o preparo de porções menores para que as preparações acabem.
- Volte à rotina. Logo em seguida, volte a sua rotina alimentar. Escolha alimentos diuréticos, como abacaxi, pepino, couve, melancia, melão, uva, água de coco natural e inclua nos dias que seguem as festas.
- Beba muita água. Manter-se hidratado é fundamental para saúde. Também é possível pensar melhor nas escolhas dos alimentos e bebidas alcoólicas, levando a decisões mais cautelosas.
- Defina um limite para o consumo de bebidas alcoólicas. Escolha a menor quantidade para as bebidas alcoólicas, faça um combinado com você mesmo e se mantenha nele. Há muita controvérsia sobre quantidades seguras de bebida alcoólica, mas de forma geral, até duas taças de vinho tinto seco são sugeridas. Use este valor como o máximo a ser consumido.
Com estas dicas você aproveita tudo de melhor do Fim de Ano e continua se cuidando!
Related Posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Latest posts
Popular tags
alimentação
Alimentação saudável
Alzheimer
Bacterias
BioAlzheimer
BioDiet
Biodiet Plus
Biogenetika
BioNutrientes
BioSport
câncer
Câncer de mama
depressão
diabetes
dieta
Dieta do DNA
DNA
DNAday
Doença celíaca
Epigenética
esporte
exercicios
FTO
genes
genética
Glúten
inflamação
Medicina Individualizada
metabolismo
metilfolato
Microbioma
microbiota
MTHFR
nutrientes
Nutrigenética
Nutrigenômica
nutrição
obesidade
omega 3
Perfil Genético
polimorfismo
Prevenção
saúde
suplementação
Trombofilias