DNA é a sigla para ácido desoxirribonucléico, o composto orgânico que contém moléculas com as instruções genéticas para o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos. Armazena as informações necessárias para a construção das proteínas e RNAs. Seus segmentos carregam informações genéticas e são denominados genes.

Um dos marcos para a comemoração do “DNA Day” ser no dia 25 de abril, é a descoberta da dupla hélice do DNA, em 1953, quando o americano James Watson, o britânico Francis Crick e colegas publicaram artigos na revista Nature, sobre a estrutura do DNA.

Eles descobriram que o composto é formado por duas cadeias paralelas, constituídas por nucleotídeos dispostos em sequência, em hélice ao redor de um eixo imaginário, girando para a direita. O feito, rendeu a Watson e Crick o Prêmio Nobel de Medicina em 1962, juntamente com Maurice Wilkins.

A descoberta desta estrutura até hoje é uma das mais importantes na área das ciências biológicas. Os conhecimentos de James Watson e seus colegas inspiraram o mapeamento do genoma humano, completado em 2003.

Com o passar dos anos, muitos estudos, pesquisas e descobertas aconteceram para que o DNA pudesse mudar a nossa realidade. 

Hoje, o DNA desempenha na medicina uma relação direta com os avanços nos diagnósticos de doenças, auxiliando na prevenção, mudança de hábito, boa alimentação, performance nos esportes, entre outros.

Através do estudo do perfil genético, é possível introduzir mudanças preventivas, permitindo inclusive silenciar polimorfismos, indicados através de análises e laudos laboratoriais.

Por tanto, encontrar caminhos para mais qualidade de vida através do perfil genético é realidade e a medicina individualizada uma aliada na busca por saúde integral.  

A Biogenetika é uma empresa pioneira no desenvolvimento de análises através do perfil genético, com diagnósticos de qualidade e testes precisos. Hoje, o objetivo é simplificar. Facilitando a compreensão, explicando os benefícios e todas as opções disponíveis. Através das análises da BGK, conseguimos revelar diversas informações contidas no seu DNA, trazemos à tona indicativos como doenças genéticas, metabólicas, distúrbios, intolerâncias, polimorfismos, prevenindo e até silenciando os efeitos.