Conheça as quatro dietas indicadas pelo exame BioDiet - Blog Biogenetika

Artigo

Conheça as quatro dietas indicadas pelo exame BioDiet

Que uma dieta equilibrada e os alimentos são fontes inesgotáveis de saúde você já sabe. O que muitas vezes se torna difícil é encontrar esse equilíbrio, a dieta adequada e os alimentos mais indicados para você. Essa é a função e um dos principais objetivos da análise do BIODiet. Através do seu DNA, descobrimos informações individualizadas e, conhecendo profundamente o seu organismo e as funções de cada grupo alimentar, temos a avaliação minuciosa dos nossos profissionais que indicam o melhor caminho e a dieta mais adequada para cada um, considerando 4 opções que vamos explicar a seguir:

Dieta com Restrição de Carboidratos

Nesta dieta, a indicação de consumo dos carboidratos se restringe em 40% da alimentação diária. Existem vários subtipos de carboidratos e todos eles são fonte de energia para o corpo, cérebro, músculos, sistema nervoso e coração. Então, apesar de existirem restrições, é importante considerar quais consumir dentro dessa quantidade indicada, baseada no seu organismo e necessidades.

Estudos mostraram que a restrição de carboidratos é eficaz na perda de peso, pois o corpo precisa de energia, na falta de alimentos que a forneçam, ocorre a utilização da reserva de gorduras para fornecer essa energia. Por outro lado, os picos glicêmicos (excesso de glicose no sangue), estimulam a produção e liberação de insulina (hormônio responsável pela entrada da glicose nas células) que, quando em excesso, pode aumentar o acúmulo de gordura corporal.

Quando aplicada de forma consciente a dieta de restrição em carboidratos é segura para a saúde e ainda contribui para a estabilização da glicemia, redução do colesterol e triglicérides.

Lembrando que se trata de uma restrição na qual 40% das calorias da alimentação de um dia deverá provir dos carboidratos, sendo necessário incluir os carboidratos presentes nas frutas, legumes e verduras, que são permitidos.

Os mais indicados são aqueles ricos em fibras, como os vegetais em geral, as sementes e os cereais integrais. O resultado do teste também indicará qual o melhor tipo de gordura a ser consumida, se a que provém do azeite de oliva e abacate (monoinsaturada) ou a das sementes, peixes e oleaginosas (polinsaturada).

Dieta equilibrada

A dieta equilibrada aceita um percentual de carboidratos um pouco maior, sempre priorizando os de melhor qualidade. Permite o consumo de bons alimentos e para emagrecer e ter saúde, prioriza basicamente a quantidade, a qualidade e a forma como os alimentos são escolhidos e consumidos.

Nessa dieta temos a presença de alimentos dos cinco grupos alimentares. Vegetais, frutas, carnes, grãos e laticínios.

Como já foi dito, as verduras e frutas são itens indispensáveis nas dietas, pois contêm nutrientes que contribuem para a saúde, melhoram o funcionamento do organismo e geralmente são alimentos de baixas calorias, que oferecem fibras.

As proteínas são o segundo item da dieta equilibrada. Você não precisa excluir as carnes da alimentação, apenas considerar a quantidade adequada.  

Os laticínios são ricos em cálcio e proteínas, que são importantes para os ossos e músculos, mas devem ser consumidos com moderação e mediante o exame de intolerância à lactose (o teste genético indica se há risco de desenvolver essa intolerância), pois possuem alto teor de sódio e gorduras saturadas, que podem aumentar os níveis de colesterol.

A dieta equilibrada necessita de carboidratos, e aqui estão mais uma vez os grãos e cereais, o segredo é optar pelos menos refinados. De uma maneira geral, os grão e cereais integrais auxiliam no funcionamento do intestino por serem ricos em fibras.

Ainda que outras dietas combatam as gorduras, aqui elas são inclusas. Elas não precisam ser restringidas na dieta equilibrada, mas inclusas considerando quais são melhores para cada caso. Lá vêm as oleaginosas e sementes, o azeite de oliva, o abacate e os peixes, que também estão presentes nas outras dietas em proporções indicadas. Na dieta equilibrada, o segredo é apreciar sem restrições específicas, mas com moderação.

Dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea não é somente uma dieta que visa a perda de peso, sendo também um estilo de vida, justamente por se basear na alimentação dos países do mar mediterrâneo. O foco é melhorar naturalmente o metabolismo favorecendo o controle do peso, buscando uma vida mais saudável.

Frutas, hortaliças, leguminosas, cereais, oleaginosas, peixes, azeite de oliva e mais uma variedade de alimentos ricos em vitaminas, minerais, ácidos graxos mono e poli-insaturados, fibras e antioxidantes são indicadas nessa dieta através do consumo de alimentos de origem vegetal, frescos e naturais.

Aumentar o consumo de frutas e verduras é fundamental, pois elas fornecem fibras, vitaminas e minerais para o metabolismo e trazem a sensação de saciedade. Os antioxidantes presentes nelas podem ajudar a prevenir o câncer.

Como já vimos na dieta anterior, os cereais são fontes de carboidratos e fornecem energia para o nosso organismo. Os cereais integrais também são fontes de fibras, minerais, vitaminas e estão presentes na dieta mediterrânea, assim como as leguminosas que possuem fibras e proteínas vegetais. O consumo regular delas pode diminuir os níveis de colesterol prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

O colesterol pode ser um vilão! Na dieta mediterrânea, as oleaginosas fornecem as gorduras boas, mono e polinsaturadas, que ajudam a reduzir esse índice.

Os peixes são protagonistas neste tipo de dieta, são fontes de proteínas e gorduras boas, como os ácidos graxos ômega 3, que atuam como anti-inflamatórios, melhoram a circulação sanguínea, diminuem os riscos de doenças cardiovasculares e taxas de triglicérides e colesterol. Por fim, outro belo complemento é o azeite de oliva. Rico em ácido graxo monoinsaturado ômega 9, que auxilia no aumento do colesterol “bom”, o HDL, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças degenerativas.

Dieta com Restrição de Gorduras

O consumo excessivo de gorduras é uma das principais causas do excesso de peso, ocasiona doenças cardíacas e uma série de complicações ao organismo. Então, na dieta de restrição de gorduras, o objetivo é priorizar alguns tipos específicos delas (poli ou monoinsaturadas) e restringir as gorduras saturadas presentes nas carnes e laticínios

Reduzir a concentração de gordura no sangue previne uma série de doenças. Embora existam gorduras boas e necessárias, como já vimos nas outras dietas, as mais consumidas na dieta ocidental ainda são as saturadas e as trans, presentes em produtos industrializados, como produtos fritos, margarinas e doces. Produtos que não trazem benefícios e que aumentam o risco de doenças cardíacas.

Uma boa dica para reduzir a ingestão de gordura é mais uma vez recorrer para o consumo de frutas e vegetais. As gorduras saturadas são encontradas em produtos de origem animal, portanto, aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal, que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, sempre é uma boa alternativa. Vamos descobrir qual é a dieta mais indicada para você e colocar tudo isso em prática? Inspire-se com o vídeo a seguir:

23 / 128

2 Comments

  1. Lia Adler Cherman março 7, 2019 at 10:27 pm

    Boa noite!
    Fiz o exame em junho de 2015. A dieta indicada foi a de restrição de gorduras.
    Gostaria de receber orientações de dieta.

    1. Biogenetika março 11, 2019 at 11:21 am

      Olá Lia, Tudo bem?!

      Você fez a consulta devolutiva com um de nossos nutricionistas? Se não, entre em contato pelo telefone para agendar 48 3322.3748.

      Obrigado

Deixe um comentário

Required fields are marked