Essa semana foi de grande comemoração. No dia 25 de abril completaram 60 anos desde o anúncio da descoberta da estrutura do DNA. Quantas coisas se passaram nesses anos…uma descoberta à princípio sem muito alarde iria mudar completamente todo o futuro da ciência, todo o nosso futuro.

Foi em um “simples” Brief communication na Nature, que no ano de 1953 no jovens cientistas James Watson e Francis Crick encerraram uma corrida pela descoberta da estrutura da molécula da vida. Chegaram a ela através da reunião de conhecimentos gerados por diversos outros cientistas e souberam de maneira brilhante  formular a teoria que determinaria como funciona essa molécula tão versátil e que armazena tanta informação.

O funcionamento da molécula de DNA depende da sua estrutura. Seu alfabeto é composto pelas quatro famosas letras que determinam o código de armazenamento da informação: A-T, C-G. Simples assim, mais uma vez a natureza nos ensina a beleza dessa simplicidade aparente mas que reflete a perfeição, a vida. Esse post é uma singela homenagem a esses seres que conseguiram observar algo mais, algo que nesses 60 anos permitiu uma mudança de paradigmas e o início de uma nova e bela ciência, a Genômica.